Cristina Leal

Guia-Intérprete Nacional nº 17/15359/590

Membro da AGIC Portugal / WFTGA & Associação dos Amigos dos Castelos

Formadora Nacional acreditada pela WFTGA

 www.gidsportugal.com

Cristina Leal nasceu em Lisboa em 1961. Completou o bacharelato em turismo no ISLA em 1981 e a licenciatura bietápica em turismo na ESHTE em 2005, com a monografia «Azulejos Neerlandeses nos palácios e igrejas de Portugal Continental, séculos XVII e XVIII». Completou a licenciatura em línguas e filologia germânicas pela RijksUniversiteit Groningen, RUG, Países Baixos, em 1988. Obteve o grau de mestre em história moderna e da expansão portuguesa pela UNL-FSCH em 2013 com a dissertação «A primeira viagem neerlandesa à Ásia, 1595-1597: Objectivos e interacções com os Portugueses».

É guia-intérprete e correio de turismo no activo desde 1981. Como correio de turismo colaborou/colabora com várias empresas (Abreu, Mapa Mundo, Clube Vip, MundoVip, Tui, Lusanova, Top Atlântico, Vimatur, Nortravel, Pinto Lopes Viagens, Cosmos) tanto em programas de lazer como de congressos e incentivo. Na área dos programas culturais, colaborou com o Grupo de Amigos do Museu do Azulejo (Tunísia), o Centro Nacional de Cultura (Turquia, Sicília e Índia), e de forma ininterrupta com institutos norte-americanos para a Arte, como The American Institute of Classical Architecture and Art, The American Friends of Versaiiles (Princess Beatrice de Bourbon de Deux Siciles) e The Versailles Foundation.

Países visitados: toda a Europa com a excepção da Islândia, Bulgária, Roménia, Grécia e Albânia: EUA (Califórnia e Florida); Brasil, Argentina, Antilhas (onde residiu 6 meses), Norte de África (todos os países à excepção de Argélia), África do Sul, S. Tomé e Príncipe, Israel, Georgia, Irão, Índia, Malásia, Vietname e China.

Língua faladas (por ordem decrescente de fluência): holandês, inglês, alemão.

Colaborou como formadora externa em inglês técnico na EHTL-Turismo de Portugal, de 1998 a 2013, em áreas como Restauração e Bar, Cozinha e Pastelaria, Gestão Hoteleira, MICE e cursos de formação para Motoristas de Turismo (História de Portugal e Técnica Profissional). Leccionou a disciplina de Gastronomia e Cultura.

É formadora de técnica para guias-intérpretes pela World Federation of Tourist Guides Associations-WFTGA desde 2017 (curso ministrado no Chipre).

Foi membro da associação de história da expansão, De Linschoten Vereeniging, Países-Baixos, até 2019.

Exerce funções como presidente da direcção da Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo-AGIC desde Julho de 2013 e é membro da comissão científica do Congresso Nacional de Informação Turística-CNIT desde 2015.